Organização Vicente Sales

Um pouco de história!

José Vicente Sales nasceu em Pedregulho, Estado de São Paulo, em 12 de julho de 1921.

Em 1936 ingressou no Ginásio e Escola Normal de Franca – SP. Na mesma época iniciou sua carreira de radialista na Radio Clube Hertz. Ali nasceu seu amor pela radiodifusão.

No ano de 1947 mudou-se para Tambaú, casando-se com Mirtes Biasoli de família tradicional da cidade. Desta feliz união nasceram os filhos: Anamaria, Domingos Antonio e Davilson.

Exerceu a função de professor no Grupo Escolar Dr. Alfredo Guedes.  Iniciou seus esforços para a criação de sua primeira emissora de radio: a ZYR 70 - Sociedade Rádio Tambaú Ltda., fundada em 1950 e inaugurada em 22 de novembro de 1952. Na mesma década fundou a Rádio Difusora de Casa Branca (ambas hoje propriedades da Fundação Padre Donizetti).

A emissora de Tambaú foi uma das primeiras na região, graças ao pioneirismo do Sr. Sales.   Na década de 50, Tambaú podia ser considerada uma cidade diferente das demais da região, isto porque somente lá havia uma rádio local. A Rádio Tambaú abriu um novo mundo para a cidade e passou a ser a grande atração de comunicação da época: grande parte da população mantinha seus aparelhos de radio ligados durante o dia todo. Era uma pequena cidade com uma emissora de radiodifusão, na época privilegio somente dos grandes centros.

O amor pela radiodifusão estava no sangue e na alma. Durante sua vida trabalhou também em rádios de Uberlândia e Araçatuba.  Teve o controle das emissoras de Igarapava, Santa Rita do Passa Quatro e Espírito Santo do Pinhal.

Com a Rádio Tambaú prestou relevantes serviços à comunidade, colaborando decisivamente nas conquistas de grandes benefícios para a cidade. Sempre participando dos principais acontecimentos ajudou a escrever parte da história local.

Diversos jovens de Tambaú tiveram o primeiro contato com o rádio através de José Vicente Sales e mais tarde acabaram se destacando em suas áreas de atuação, como Joelmir Bething, que se tornou um dos principais jornalistas do país; Lannoy Dorin. Sebastião Sundfeld, Juracilde Bething, Rui Silva Vasconcelos, entre outros.

A Rádio Tambaú teve ainda papel fundamental na época das grandes romarias, fazendo a cobertura jornalística e transmitindo para as emissoras dos grandes centros, divulgando a figura do Servo de Deus Padre Donizetti, do qual o Sr. Sales era muito amigo. Foi o primeiro radialista a entrevistar o saudoso vigário e também gravou a sua benção poderosa. A partir daí iniciou-se o movimento das romarias a cidade e até hoje é repetida diariamente em várias emissoras do país.

O Professor Sales sempre foi muito respeitado em Tambaú, participando ativamente da criação de importantes instituições no município, tais como: Cooperativa de Consumo Popular e Ipê Tênis Clube, sendo um dos fundadores e também presidente.  Foi conselheiro da Sociedade Amigos de Tambaú e do Esporte Clube Operário, vice-provedor e tesoureiro da Santa Casa de Misericórdia, presidente do Rotary Clube local, fundador da papelaria A Escolar e da primeira linha de ônibus Tambaú á Ribeirão Preto. Participou dos trabalhos para a implantação da estrada que liga Tambaú à Santa Cruz das Palmeiras colaborando ainda com a criação da Comarca local.

Sua ligação com Tambaú  rendeu-lhe diversas homenagens, com destaque para o título de “Cidadão Tambauense” em 1978 e a medalha de Mérito Cultural Padre Donizetti em 1982, ambas concedidas pela Câmara Municipal.  Recebeu também a “Medalha do Mérito Municipalista” em 1972, outorgada pela Associação Paulista de Municípios. Em 2003 foi agraciado com o titulo de “Sócio Honorário” do Rotary Clube de Tambaú e no ano de 2004, de Sócio Benemérito do Ipê Tênis Clube.

Homem de muita visão, antevendo em 1950 que o futuro estava na comunicação.  Se imaginarmos que a TV Globo, a maior emissora do país, seria fundada quinze anos depois da criação da Rádio Tambaú, podemos ter a idéia do quanto ele enxergava longe.  É um orgulho tê-lo tido entre nós: um visionário, empresário de sucesso, exemplar pai de família e acima de tudo, um ícone da comunicação na região e de todo o Estado de São Paulo e de Minas Gerais.

Em 1980, visitando a cidade mineira de Andradas, percebeu tratar-se de uma cidade de futuro e que ainda não possuía uma emissora de radiodifusão.  Depois de seis anos de luta, isto em 22 de fevereiro de 1986, inaugurou a Rádio Vinícola AM e após três anos a Vinícola FM (hoje Nativa Poços de Caldas).

Em 1999 fundou a TV Andradas (ANTV) e no ano seguinte recebeu o titulo de “Cidadão Andradense”, em forma de reconhecimento por todo o seu esforço e dedicação, implantando esses meios de comunicação para o crescimento e progresso da cidade. José Vicente Sales transmitiu para os filhos a paixão pela comunicação e o controle das emissoras da família.

Seu falecimento ocorreu em Tambaú no dia 21 de julho de 2012 aos 91 anos.

José Vicente Sales

*12/07/1921    + 21/07/2012

 

"Naquela mesa tá faltando ele

E a saudade dele tá doendo em mim

Naquela mesa tá faltando ele

E a saudade dele tá doendo em mim"

NAQUELA MESA (SÉRGIO BITTENCOURT)